Dicas de Economia – Motores e Bombeamento de Água

Motores e Bombeamento de Água

Promova campanha interna de redução de consumo de água, de modo a diminuir o consumo de energia elétrica no bombeamento da mesma. 

A utilização de sistemas de bombeamento de água em locais remotos, distante da rede elétrica convencional ou simplesmente para fins de economia de energia ou ainda de forma sustentável, é viável, eficiente, basta utilizar um sistema de energia solar fotovoltaica, ou seja, abastecimento de água em qualquer lugar, sem aumentar sua conta de energia elétrica.

As concessionárias de energia, em sua grande maioria, não estão fazendo investimentos de novas linhas de transmissão local nem nas cidades. Imagine a transmissão rural.

E aí é que o bombeamento solar de água para irrigação localizada veio para fazer toda a diferença e resolver de forma prática e objetiva a demanda por água tanto para irrigação como para bombeamento para consumo humano e de animais.

Geralmente em áreas rurais, onde o bombeamento solar de água para irrigação localizada é necessário, temos uma qualidade energética muito aquém do mínimo de qualidade que os equipamentos elétricos exigem (motores, por exemplo). O Bombeamento solar é mais eficiente do que você imagina. Muita gente ainda não conhece o sistema de bombeamento solar, que é semelhante a qualquer outro sistema de bombagem de água.

  • Promova campanha interna de redução de consumo de água, de modo a diminuir o consumo de energia elétrica no bombeamento da mesma. Evite o bombeamento de água no horário de pico (18h às 21h);
  • Considere a instalação de controlador eletrônico de velocidade nos motores que funcionam com carga parcial, tais como motores dos compressores rotativos, bombas, torres e ventiladores do sistema de ar condicionado;
  • Dimensione adequadamente os motores e dê preferência aos de alto rendimento que, embora sejam mais caros que os do tipo padrão, apresentam maior eficiência energética, reduzindo custos operacionais;
  • Na hora da compra, escolha os modelos que possuam o Selo Procel Inmetro de Desempenho;
  • Desligue os motores das máquinas quando não tiverem em operação.

Leia também

2 pensou em “Dicas de Economia – Motores e Bombeamento de Água

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo